Atendimento
11 28915740 / 11 975414732
atendimento@recebendocomcharme.com


Dicas de Etiqueta

Nesse canal você encontrará dicas de etiqueta compartilhadas por Andrea Ceneviva.

A Andrea tem uma vasta experiência na área de Consultoria em Etiqueta Empresarial e Social e fará publicações em nosso site lhe dando dicas de Etiqueta para que você possa receber com charme.


Artigo 4

COMO SERVIR À MESA

A pessoa que servirá a mesa, copeira ou garçom, deve estar com aparência impecável. Deve ter boa postura, jamais se curvar sobre o convidado.

Começa-se pela entrada (sopa, salada...). Se for sopa, prato fundo, tigelas , poderá vir cheio para mesa.
Entrada fria poderá estar no prato e à mesa, antes dos convidados sentarem. Senão, será servida pelo lado esquerdo após se sentarem.
As bebidas são servidas pelo lado direito e de acordo com os pratos. Nunca encha até a boca os copos (somente 2/3 da taça).
Os pratos sujos devem ser retirados também pelo lado esquerdo. Os pratos limpos sempre entram pela direita do convidado.
O primeiro a ser servido é o convidado especial. Os anfitriões são sempre os últimos a serem servidos. Antes de servir a sobremesa, retira-se tudo até mesmo o sousplat, menos os copos ou taças.

Evite fazer pilhas ao retirar os pratos, primeiro são retirados os pratos e depois os copos ou taças.


Artigo 3

COMO USAR O GUARDANAPO DE PANO

Guardanapos á mesa adquirem realce, apresentados em argolas de prata, flores, cerâmicas, metal, seda, rattan, miçangas.
Apresentar uma mesa de almoço ou de jantar com guardanapos e tecido que preencham sua função com charme é valorizar os convidados.

DICAS DE USO:
O guardanapo é colocado em cima do prato ou à esquerda.
Coloque o guardanapo sobre o colo imediatamente depois que a última pessoa sentar-se à mesa.

Não sacuda o guardanapo para abri-lo.

O Guardanapo deve sempre ser usado antes de levar o copo ou a taça à boca, para evitar que deixe manchas depois de usado.
Ao levantar em meio à refeição o guardanapo deverá ficar à esquerda do prato, desdobrado. Ao retornar à mesa ele volta para o colo.

Ao término da refeição, o guardanapo deve ser colocado ao lado esquerdo do prato, sem dobrar mas também sem o amarrotar, prevenindo que seja reaproveitado sem lavar.

Quando se come um alimento com as mãos – ostras, por exemplo – se houver lavanda (tigela com água morna) lavam-se as pontas dos dedos nessa tigela na mesa e enxuga-se a mão com o guardanapo; sem lavanda, limpam-se as mãos no próprio.


Artigo 2

HISTÓRIA DA ETIQUETA

A palavra "etiqueta" origina-se de dois vocabulários: "ETI" que quer dizer "dentro" e "IQUETA" que significa "norma". Ou seja, etiqueta são normas que vêm de dentro, portanto, comportamentais.

Com o passar dos anos, a civilização e a cultura foram impondo determinados padrões de comportamento para a sociedade, que são considerados adequados.

Na Europa, a partir do século XVI, as regras de etiqueta passaram a ser escritas em manuais, que apresentavam formas de "polidez" ou "bom-tom". Estes manuais eram destinados apenas às classes mais nobres.

No século XVII no reinado de Luiz XIV, que surgiram as "etiquetas", pequenos bilhetes, para ensinar como os convidados da Corte deveriam se comportar em determinada cerimônia, as regras de etiqueta ganharam grande importância e divulgação.

Já no Brasil, o aprendizado e uso da etiqueta ganhou impulso em 1808, com a vinda da família real.


Artigo 1

A HISTÓRIA DO GUARDANAPO

Leonardo da Vinci criou o guardanapo para proteger as toalhas de linho, que eram danificadas por dedos e louças engorduradas. Em 1490, 13 de janeiro, Leonardo da Vinci organizou a famosa festa chamada “O Paraíso”, criando toda a decoração e o cerimonial. Criou, então, pano individual, colocado diante de cada convidado, que deveria ser usado no lugar da toalha de mesa – o GUARDANAPO.

Elaborou, um catálogo de boas maneiras à mesa.

Importância do evento
Os guardanapos maiores, como os de 50x50 centímetros de linho, são tipicamente para ocasiões mais formais, incluindo restaurantes de luxo, banquetes e jantares formais Eles facilitam as dobraduras e permitem cobrir todo o colo durante o jantar.

Dobrando o guardanapo
Os guardanapos de tecido maiores facilitam as dobraduras mais elaboradas.

Arrumação da mesa
Guardanapos de tecido estão disponíveis em medidas variadas para se ajustarem aos diferentes tamanhos de mesa sobre as quais serão colocados.

  • Em uma mesa pequena, os de 43x43 centímetros são suficientes para acomodarem os garfos.
  • Em um jantar ou banquete, guardanapos maiores também podem ser dobrados de modo decorativo e colocados no centro do prato.

 


Master Coach & Mentora Self and Life, Ativação de competências Pessoais, comportamentais e sociais. Foco em Team,Leadership & Executive.

Certificação internacional Master Coaching, Mentoring, Counseling & Holomentoring®, Analista comportamental.

Formação pelo IBC – Professional& Self Coach e Intituto Holos- master Mentoring & Coaching Holo-Sistemico.
Palestrante e Consultora de Etiqueta Comportamental e Social, desenvolve programas de Treinamento e Desenvolvimentos sobre, Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho e Gestão por competências, formação de líder e desenvolvimento, atendimento a clientes, técnica de vendas, liderança, marketing pessoal, relações interpessoais.

Sócia diretora da MMC – Consultoria de Negócios, empresa de capacitação e treinamentos formada por consultores, mentores & coachs com expertise em pessoas.

Capacitação de milhares de profissionais através de treinamentos comportamentais e técnicos para liderança e operacional para diretores, supervisores, vendedores, monitores,coordenadores e gerentes na área de Atendimento ao Cliente.

Realiza também TRAINER TEAM: MENTORING & COACHING, Leadership & Executive.

Contatos com Andrea:
andrea@mmcconsultoriadenegocios.com.br
www.mmcconsultoriadenegocios.com.br


Institucional

 

Atendimento

11 97541 4732
atendimento@recebendocomcharme.com

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades e promoções